sábado, 27 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO CRISTÃ

Imagem: http://vidasimples.abril.com.br
A Comunidade de Cristãos de Botucatu, www.comunidade-de-cristaos.org, também adota a meditação, pelos tantos benefícios que ela proporciona, haja vista essa prática ter se tornado cada vez mais assunto corrente na literatura e na mídia. A Comunidade de Cristãos enfoca a meditação na ótica do próprio Cristianismo.

“Que elementos podemos (re) descobrir para uma prática moderna e individual? Aparecem no Evangelho indicações sobre o processo meditativo? Um exemplo são as pinturas da anunciação, onde aparece o arcanjo Gabriel transmitindo a Boa Nova a Maria, no interior de uma casa ou de um aposento: com frequência, encontramos na mão do arcanjo ou ao seu lado um lírio e, junto a Maria, uma rosa. Mais do que elementos decorativos, trata-se da representação em imagens de processos interiores: Gabriel, o mensageiro dos céus, traz uma revelação divina; Maria, o arquétipo da alma humana encarnada, está recolhida em seu “interior”, ou seja, num momento de oração ou de meditação. Lírio e rosa apontam para esta polaridade – o que vem dos céus e o que se encontra na terra”, descreve a Comunidade. Nesse curso, ela parte da observação dessas duas plantas e chega a reconhecer nelas imagens de processos interiores de nossa alma, que nem sempre percebemos no dia-a-dia.

Segundo essa comunidade religiosa, a vida atual nos exige estar bem acordados e em pleno uso de nossos sentidos, para sermos capazes de compreender e atuar no mundo. A motivação para o trabalho interior, no entanto, não provém “de fora”, mas somente acontece quando nós mesmos decidimos fazê-lo, é um impulso “de dentro”. Portanto, “O cultivo da vida religiosa e meditativa é para nossa alma como o campo preparado para receber a boa semente”.

FILOSOFIA

A Comunidade de Cristãos empenha-se na renovação religiosa. Em suas comunidades reúnem-se pessoas que procuram o culto e a compreensão do Cristianismo de acordo com a consciência da nossa época. Ela foi fundada na Suíça, em 1922, com o apoio de Rudolf Steiner, difundindo-se desde então como comunidade religiosa livre e autônoma por várias partes do mundo. Waldorf, filósofo, é o fundador da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.

Em tudo, a Comunidade de Cristãos parte do princípio que a vinda do Cristo à Terra constitui o acontecimento central de toda a evolução.

De acordo com essa filosofia, no âmago da vida religiosa está o Sacramento da Eucaristia: o Ato de Consagração do Homem. Nesse culto, o pão, o vinho, as cores, as vestimentas, os gestos e as palavras não constituem meros símbolos, mas sim realidades espirituais que se manifestam no plano visível. Além desse culto central, a Comunidade de Cristãos celebra outros seis Sacramentos, perfazendo o organismo dos sete Sacramentos da origem espiritual do Cristianismo: Batismo, Confirmação, Ato de Consagração do Homem, Confissão, Sagração Sacerdotal, Casamento e Extrema-Unção.

Na Comunidade de Cristãos, os ensinamentos religiosos baseiam-se no conhecimento das realidades divino-espirituais e do ser humano em suas diversas fases da vida. Tudo parte de uma compreensão espiritual e atual do Evangelho, sem dogmatismo. Há  liberdade de crença para os seus membros, assim como de ensino para os seus sacerdotes. A vida humana é considerada como determinada à eternidade, pois não começa com o nascimento, nem termina com a morte. A alma já existe antes do nascimento, e continua a existir depois da morte.

A tarefa da vida religiosa é unir a alma ao seu germe divino: o Eu cristão, admite a filosofia dessa Comunidade. 

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.