quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FÉ: QUE COISA É ESSA?...

Deixe de ser preguiçoso e leia este texto. Não há como passar ileso por ele. Desperte para uma experiência incrível...

Hoje leio bastante. Como nunca li em minha vida. E o meu foco é basicamente filosofia aplicada. “No seu significado antigo e mais fundamental, a filosofia é uma preparação para o trabalho de autoaperfeiçoamento”, revela o filósofo Jacob Needleman. Há conceitos interessantes colhidos em leituras que me fazem tão bem, que tenho prazer de compartilhar com pessoas que se identificam com o meu objeto de pesquisa.

“Todos estes termos – fé, devoção e confiança – referem-se àquele sentimento que abre a mente e o coração para o que está além das nossas preocupações e desejos do nosso eu comum. A fé nos abre para o que é maior do que nós mesmos, para a possibilidade de libertação. A fé torna-se nossa inspiração inicial para praticar e investigar e também sustenta nossos contínuos esforços”, escreve Joseph Goldstein em “Dharma, o caminho da libertação”.

Inicialmente, escreve Goldstein, nosso interesse pode ser inspirado por uma ampla gama de fatores: um livro que lemos, uma situação especial em nossas vidas, ou talvez por um indivíduo, seja alguém que conhecemos pessoalmente ou uma figura histórica, como o Buda, ou outro grande ser. “Em cada caso, sentimos ou intuímos certas qualidades que nos inspiram, qualidades como coragem e compaixão, bondade e sabedoria, generosidade e ausência de egoísmo. Sentir essas qualidades em outras pessoas alimenta nossas próprias aspirações de aprofundamento. Podemos farejar a iluminação”.

Goldstein diz que o surgimento da fé pode chegar de muitas maneiras – algumas vezes, apenas por se estar em companhia de uma pessoa que nos abre para uma nova possibilidade, uma nova maneira de ser. Eu, Tom, experimento a importância da mudança: o que eu posso fazer de diferente a partir de hoje? Os meus textos refletem um propósito básico: a autorreflexão para nos tornarmos pessoas melhores. Despertar para o essencial da natureza humana é o caminho para experimentar uma paz indescritível.

“Quando vemos alguém habilitado, sentimos confiança de poder aspirar ao mesmo. Talvez seja isso o que significa a expressão ‘salto de fé’. Com a inspiração da fé, saltamos para o desconhecido, alargando nossa fronteira de possibilidades”, revela o autor.

Para ele, a fé alimenta o compromisso. “Num contexto mais contemporâneo, W. H. Murray, em ‘The Scottish Himalayan Expedition’, escreve sobre o poder desse compromisso:

- Antes de nos comprometermos com alguma coisa, sempre há a hesitação, a possibilidade de recuar, a ineficácia. Com relação a todos os atos de iniciativa (e criação), existe uma verdade elementar que, se ignorada, mata ideias incontáveis e planos esplêndidos: a de que, no momento em que nos comprometemos definitivamente, a Providência também se movimenta. Aparece todo tipo de ajuda que jamais viria de outra forma. Todo um fluxo de acontecimentos é deflagrado a partir da decisão e a pessoa vê ocorrerem, a seu favor, variados incidentes e encontros imprevistos, recebendo assistência material com que jamais havia sonhado. Aprendi a respeitar profundamente um dos dísticos de Goethe: 

"Qualquer coisa que você possa fazer, ou sonhe poder, comece. A ousadia tem nela gênio, poder e magia.” 
____________

Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Um comentário:

  1. Boa, Tom!!! Desmistificou que a fé não tem, necessariamente, relação com religião.

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.