sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

REPETIÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO

Imagem: http://www.flickr.com/photos/neudson/
A partir de certo momento em suas vidas, as pessoas ficam repetindo as mesmas coisas, de novo e de novo... “Se você olhar para as faces das pessoas no mundo, ficará surpreso: por que todas as pessoas parecem tristes? Por que seus olhos parecem que perderam toda a esperança? A razão é simples, a razão é a repetição. O ser humano é inteligente e a repetição cria o tédio. O tédio traz uma tristeza, porque a pessoa sabe o que vai acontecer amanhã e depois de amanhã... Até chegar à cova, será a mesma, a mesma história”, escreve Osho em sua obra “Amor, liberdade e solitude – uma nova visão sobre os relacionamentos”.

Osho é um dos mestres espirituais mais conhecidos e provocativos do século XX. Nos anos 1970, chamou a atenção de jovens ocidentais que se interessavam por meditação e técnicas de transformação pessoal.


Segundo o mestre, essa tristeza no mundo, esse tédio e essa infelicidade poderiam ser mudados se as pessoas soubessem que estão pedindo o impossível. 

E o perigo é que o errado é sempre o mais fácil a fazer - daí o medo, revela Osho. Ele explica que o errado é uma tarefa ladeira abaixo, e o certo é uma tarefa ladeira acima. “Ir ladeira acima é difícil, árduo, e, quanto mais alto você for, mais árduo se torna. Porém, ir ladeira abaixo é muito fácil. Você não precisa fazer nada; a gravidade faz tudo por você. Você pode simplesmente rolar do topo do morro como uma pedra, e a pedra chegará lá embaixo; nada precisa ser feito. Mas se você deseja se elevar em consciência, se deseja se elevar no mundo da beleza, da verdade, da bem-aventurança, então está ansiando pelos cumes mais elevados possíveis, e esses certamente são difíceis. É mais confortável e conveniente caminhar no plano e não se importar com as alturas”.

Diz também o mestre: “A liberdade lhe dá a oportunidade de cair abaixo dos animais ou de se elevar acima dos anjos. A liberdade é uma escada. Uma ponta da escada alcança o inferno, a outra toca o céu. É a mesma escada. A escolha é sua, a direção precisa ser tomada por você”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.