quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O jovem Oscar Niemeyer...

http://photopoetica.zip.net
Fico a imaginar como às vezes pessoas se lamentam por lhes faltar ânimo e coragem. Neste sentido, em “Felicidade em um mundo material” (Gabriel Lafitte e Alison Ribush), os autores citam o Dalai Lama: “Quando realmente sentimos a necessidade de mudar, nossa mente pode mudar. Desejar e rezar para que isso aconteça não transformará sua mente, mas, com convicção e razão, poderá transformá-la”.

Pensei nisto ao ler e me emocionar com uma notícia recente sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, 101 (Folha de S.Paulo, Cotidiano, 25/9/2009). Niemeyer foi submetido, no dia 24, a uma cirurgia para retirar a vesícula. Segundo Audrey Furlaneto, da Folha, Niemeyer passa bem, conforme explica a mulher do arquiteto, Vera Magalhães, com quem ele se casou aos 99 anos. 


Os “desanimados” que me perdoem. Mas olhem só a atual produtividade de Niemeyer: em maio p.p., ele concluiu dois novos projetos: o de uma torre de 60 metros em Niterói (RJ) e o prédio de uma biblioteca em Argel (Argélia). Além disso, conta Furlaneto, o arquiteto lançou neste ano o livro ilustrado “Oscar Niemeyer 1999-2009”, que sintetiza sua obra nos últimos dez anos.


Eu gostaria que ele produzisse agora outra obra: “O jovem Niemeyer”, para confirmar que “são os outros que nos veem velhos”, conforme acredito.


Niemeyer é como a primavera. Alegre, florido e contagiante. Por isto, pedi à amiga e fotógrafa Marilena Rodrigues, http://photopoetica.zip.net, que, para homenagearmos o magno arquiteto, ilustrasse este artigo com um de seus sensíveis registros fotográficos atuais sobre a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.