sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

INTERNET E SOLIDÃO

Imagem: http://omundodepulga.wordpress.com
“Agora que o Facebook virou filme e as redes sociais parecem ter liberado o homem para toda forma possível de comunicação, vem um intelectual francês dizer que vivemos sob a ameaça da solidão interativa”, revela Marcos Flamínio Peres no artigo “Solidão no Facebook”, Folha de S. Paulo, Equilíbrio, de 9/11/2010.

Dominique Wolton, 63, francês, sociólogo da comunicação, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), esteve no Brasil há duas semanas. Na entrevista que deu ao jornalista Marcos Flamínio, ele defende que, depois do ambiente, a comunicação será a grande questão do século 21.

Dominique diz a Marcos: “Faço parte de uma minoria que não é fascinada pela internet. Claro, é formidável para a comunicação entre pessoas e grupos que se interessam pela mesma coisa e, do ponto de vista pessoal, é melhor do que o rádio, a TV ou o jornal”.
No entendimento desse sociólogo, do ponto de vista da coesão social, a internet é uma forma de comunicação muito frágil. “A grandeza da imprensa, do rádio e da TV é justamente a de fazer a ligação entre meios sociais que são fundamentalmente diferentes. Nesse sentido, a internet não é uma mídia, mas um sistema de comunicação comunitário”.

Em sua entrevista, Dominique afirma que as redes sociais retomam uma questão social muito antiga, que é a de procurar pessoas, amigos, amor. “São um progresso técnico, sem dúvida, mas a comunicação humana não é algo tão simples. Porque em algum momento será preciso que as pessoas se encontrem fisicamente – e aí reside toda a grandeza e dificuldade da comunicação para o ser humano”.

“SOLIDÃO INTERATIVA”

Eu também estranho o comportamento da maioria dos internautas. Eles são capazes de ‘entupir’ seus destinatários com mensagens impessoais. É claro que, neste particular, há muitas mensagens produtivas, beneficiando principalmente pessoas solitárias.

Mas, de maneira geral, quando se trata de internauta respondendo a e-mails pessoais, não é raro que o emissor fique sem resposta. Muitos internautas não têm o que falar... Por timidez, medo de se expor, desconfiança, individualismo, limitação de vocabulário... ?

O sociólogo francês admite o que define como “solidão interativa”. Para ele, podemos passar horas, dias na internet e ser incapazes de ter uma verdadeira relação humana com quem quer que seja.

_______________
Revisão de texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.