quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Computador: idosos aderem cada vez mais

Foto:  http://espacodoreviver.blogspot.com
Há ainda certa resistência de muitos idosos em utilizar o computador. Mas, para os mais empreendedores e/ou aqueles que jamais abrem mão do espírito observador, de curiosidade..., a recompensa vale certamente o eventual sacrifício. E que recompensa!...
 
Sabe aquelas conversinhas para preencher o tempo? Elas, certamente, ficarão muito mais interessantes se as pessoas já estiverem acostumadas a navegar na internet. “O computador se tornou um grande companheiro. Ele ajuda a orientar, informar e formar. Assim, a pessoa não fica alheia ao mundo e aos acontecimentos”, relata Antonia Cunha, 74, professora aposentada da USP e da PUC-SP, no artigo “No começo, dá medo do computador”, de autoria de Simone Iwasso (jornal O Estado de S.Paulo, Vida &, 10 de janeiro de 2010).
 
Em outro artigo do referido jornal, da mesma data, “Tecnologia ajuda a integrar idosos”, Simone Iwasso conta que pesquisas feitas com alunos de cursos de informática para a terceira idade mostram que a tecnologia tem um impacto positivo na rotina de idosos e aposentados. “Ao aprender a usar o computador e navegar na internet, grande parte dos homens e mulheres com mais de 65 anos se comunica mais com filhos e netos, faz novos amigos e se sente estimulado intelectualmente e integrado à sociedade”.
 
Nesse artigo, Simone entrevistou a pedagoga Kely Cristina Vieira, especialista em tecnologias da inteligência e autora de uma pesquisa com alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da PUC-SP, que diz o seguinte: “Muitos são viúvos e moram sozinhos, outros vivem longe dos filhos e netos. Com o computador, encontram uma forma de comunicação, a princípio assustadora e depois fascinante”.
 
Conforme o artigo, a pesquisadora Kely ressalta que as expectativas dos idosos ao aprenderem a usar o computador vão além da comunicação ou do acesso às informações cotidianas: elas estão relacionadas com a inserção no mundo atual, dominado pelos conteúdos digitais, e com a sensação de independência e liberdade. “Aprender a usar o computador é também ter conhecimento para lidar com a tecnologia em outros locais, como bancos, e para entender vocabulários e códigos que estão por toda parte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.