segunda-feira, 8 de junho de 2020

SÃO OS OUTROS QUE NOS VEEM VELHOS!

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, junho 2020


  

É DIFÍCIL descrever. Precisa chegar lá! A gente não se sente idoso, quando se mantém saudável em todos os aspectos.  São os outros que nos veem velhos. Há jovens que se comportam como velhos. Mas cada indivíduo tem sua história; portanto, não é somente aquilo que a gente vê. Eu me sinto preenchido. E privilegiado, com a capacidade de me reinventar sempre. E de ser útil ao mundo.

“Se puder, envelheça”, diz alegremente o músico Oswaldo Montenegro, 64. “A gente vai sacando que não tem importância e que pouca coisa no mundo tem verdadeira importância. Ficar velho é sacar nossa própria desimportância e ficar mais solto por isso”. Com mais liberdade!

Com o tempo, a gente aprende a ser mais a gente, a respeitar nossas características peculiares. Aprende a inverter algumas prioridades e a escolher as pessoas que queremos ao nosso lado. A gente aprende a eliminar os excessos e buscar o essencial, aquilo que o dinheiro não pode comprar, como a benevolência e a quietude. Aprende a se preencher com o silêncio, a esvaziar-se de si mesmo.  

Quando identificamos o que não é necessário, começamos a tomar decisões mais conscientes e se livrar de tudo que é desnecessário na vida.

Para chegar a essa condição, é preciso abrir mão de algumas coisas. Mas eu encaro tudo isso como uma escolha. Porque cada um sabe o que é importante para si mesmo.  

Nesta idade, é esta minha verdadeira condição. Basta-me possuir a alegria do serviço criador, que dá um significado essencial à existência. E quando o propósito comunga com a Lei Universal, ideias e caminhos são oferecidos ao longo da nossa jornada.

Então, viver bem na velhice depende do que cada um entende como felicidade e do que faz da sua vida para conquistar o estado de completude. Nessa condição, também os jovens querem nossa companhia. E isso é maravilhoso. É quando ambos se beneficiam com essa possibilidade harmoniosa: a vivacidade da juventude e a sabedoria do idoso, que tem tanto a compartilhar.

Citando Leonardo da Vinci, “O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã”.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.