terça-feira, 23 de junho de 2020

ASPECTOS FILOSÓFICOS DAS RELAÇÕES HUMANAS


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, 23 de junho de 2020


UM PRESENTE AOS MEUS SEGUIDORES. Trata-se de um dos mais completos e didáticos Ensinamentos sobre a prática diária da Filosofia, que descobri recentemente. Um salto à sabedoria. A professora de filosofia Lúcia Helena Galvão Maya, da Nova Acrópole do Brasil, há 30 anos, tem mais de 25 milhões de visualizações no YouTube. Não há como não agregar valores à vida após assistir a essa extraordinária apresentação: ‘ASPECTOS FILOSÓFICOS DAS RELAÇÕES HUMANAS’, que selecionei para o leitor. Basta clicar no link, no final do artigo. Temas existenciais profundos como liberdade, inteligência, boa vontade e unidade ganham uma abordagem direta que permite trazer as teorias para a prática.

Em entrevista à revista Veja, https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/lucia-helena-galvao-e-a-filosofia-para-fazer-o-bem/, a professora Lúcia Helena declara: “Filosofia é amor à sabedoria. Mas houve um tempo que eu precisava imaginar como era um sábio. Como é um sábio quando acorda pela manhã e pega um engarrafamento”.      

Vivemos um momento movido pelo fanatismo. Amizades se rompem por conta de divergências políticas. A ausência de harmonia interna gera um (a) encrenqueiro (a) em potencial. Há no homem uma trava para a associação. Uma dificuldade de agregação. E cada um tem sua ‘verdade absoluta’. “Eu estou fazendo a coisa certa. Os outros não entendem”, é comum ouvir-se.

A Nova Acrópole é uma organização internacional que promove um ideal de valores permanentes para contribuir com a evolução individual e coletiva. Atua nas áreas de filosofia, cultura e voluntariado. Fundada em 1957 por Jorge Ángel Livraga Rizzi, 1930-1991 (escritor, poeta, ensaísta, educador e filósofo argentino naturalizado italiano), a organização está firmada na existência de uma filosofia universal, que estaria por trás de todas as religiões e movimentos esotéricos.

A Nova Acrópole trabalha para melhorar o ser humano e o mundo com base na filosofia à maneira clássica: uma busca filosófica que ofereça respostas aos problemas contemporâneos. A máxima do oráculo de Delfos continua válida: "Ó homem, conhece a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo".

Vamos embarcar então nos exercícios práticos da Filosofia com a professora Lúcia Helena Galvão Maya:
https://www.youtube.com/watch?v=I7IkbdmEkwA&feature=share&fbclid=IwAR37chj7c7ma0E4Ik_u1uSRm5wy6UUuKqdj0B8YJrMG5FAPsRhx6zYqFnsg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.