sexta-feira, 30 de março de 2018

Thich Nhat Hanh, 1926 (nascimento)

Monge budista, pacifista, escritor e poeta vietnamita. Um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos






“QUANDO nos abrimos para um programa de TV, nos deixamos ser invadidos pelo programa. Às vezes é um bom programa, mas quase sempre é ruim. Mas, porque queremos outra coisa que não seja nós mesmos entre em nós, permanecemos sentados, deixando que o mal programa de TV nos invada, nos devaste, nos destrua. Mesmo que nosso sistema nervoso se ressinta, não temos coragem de levantar e desligar o aparelho porque, fazendo isto, temos que retornar a nós mesmos.”


  
 “UMA ÚNICA PALAVRA, ação ou pensamento compassivos de nossa parte têm o poder de aliviar o sofrimento de outra pessoa, trazendo alegria. Uma única palavra é capaz de proporcionar conforto e confiança, eliminar dúvidas, ajudar alguém a não cometer um erro, reconciliar um conflito, ou abrir a porta da libertação. Uma ação pode salvar a vida de alguém ou ajudar essa pessoa a aproveitar uma oportunidade rara. Um pensamento também tem o mesmo poder, porque os pensamentos sempre conduzem a palavras e ações. Quando existe compaixão no coração, qualquer pensamento, palavra ou ação são capazes de produzir milagres.”




 “NÃO existe ninguém no universo de quem gostemos mais do que de nós mesmos. A mente pode viajar em milhares de direções, mas não encontrará ninguém mais amado. No momento em que vemos o quanto é importante amar a nós mesmos, deixamos de causar sofrimento às pessoas.”


“QUANDO outra pessoa faz você sofrer, é porque ela sofre profundamente dentro de si mesma, e seu sofrimento está se espalhando. Ela não precisa de punição, ela precisa de ajuda. Essa é a mensagem que ela está enviando.”


“ÀS VEZES uma ou duas palavras amáveis são suficientes para ajudar alguém a desabrochar como uma flor.”

  

  
 “AO INSPIRAR, acalmo o corpo e a mente. Ao expirar, sorrio. Vivendo no momento presente, eu sei que esse é o único momento que tenho.”



“BEBA seu chá lentamente e reverentemente, como se fosse o eixo em que o mundo da Terra gira – lentamente, de forma uniforme, sem se apressar para o futuro.”


“A MENTE pode ir em mil direções, mas neste caminho bonito, eu ando em paz. A cada passo, o vento sopra. A cada passo, uma flor floresce.”




 “QUANDO você diz algo realmente cruel, quando faz algo em retaliação, sua raiva aumenta. Você faz a outra pessoa sofrer, e ela se esforçará para dizer ou fazer algo de volta para obter alívio de seu sofrimento. É assim que o conflito aumenta.”


“O SOFRIMENTO não é suficiente. A vida é terrível e maravilhosa! Como posso sorrir quando estou cheio de tanta tristeza? É natural – você precisa sorrir para sua tristeza porque você é mais do que ela.”





“AS PESSOAS têm dificuldade em deixar seu sofrimento. Por medo do desconhecido, elas preferem o sofrimento, que lhes é familiar.”



“QUANDO você planta alface, se não ela cresce bem, você não culpa a alface. Você procura as razões pela qual as coisas não estão indo bem. Pode precisar de fertilizantes, mais água, ou menos sol. Você nunca culpa a alface. No entanto, quando temos problemas com nossos amigos ou familiares, culpamos a outra pessoa. Mas se soubermos como cuidar deles, eles vão crescer bem, como a alface. Culpar não tem nenhum efeito positivo, nem tentar persuadir usando a razão e discussões. Essa é a minha experiência. Nenhuma culpa, discussão, apenas compreensão. Se você entende, e mostra que entende, pode amar e a situação mudará.”



“QUANDO acordei esta manhã, eu sorri. Vinte e quatro novas horas estão diante de mim. Eu prometo viver completamente cada momento e olhar para todos os seres com olhos de compaixão.”



“MUITAS pessoas pensam que excitação é felicidade, mas quando você está excitado, você não é pacífico. A verdadeira felicidade é baseada na paz.”


“SER bonito significa ser você mesmo. Você não precisa ser aceito por outros. Você precisa se aceitar.”



***





Observação:



AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Um comentário:

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.