quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Malabarismo no semáforo. E o que Deus tem a ver com isso?

Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, Santos (São Paulo, Brasil), fevereiro 2017



DE MANHÃ cedo. Eu estava parado diante do semáforo. Lá na frente estava um homem fazendo malabarismo, oferecendo um momento de descontração e arte. Não consegui me aproximar dele ao abrir o sinal verde. Ao refletir sobre de quem se tratava, observei a sua bagagem, na calçada, revelando ser um morador em situação de rua. Vergonha de pedir auxílio, sem nada a oferecer em troca? Estaria com fome?... Foi quando me bateu a sensação de não ter feito nada, ao abrir o sinal verde. E junto, a emoção, com os olhos umedecidos. Pensei em Deus. O que teria Deus a ver com essa emoção? Recompensa pela comoção? Certamente que não. Já passei pela experiência de ‘dar pensando no retorno’, de orar pra ficar de bem com Ele. Independentemente de, naquele momento, Deus estar ou não me observando, o meu coração reagia naturalmente. E é assim que ele reage, quando me coloco no lugar do outro. Não dá mais pra passar indiferente pelo mundo, quando eclode o ‘despertar da consciência’. Não há retorno. Apenas progresso. Muda-se o olhar comum. Não há como ficar indiferente. A vida toma outro rumo, regido pela lógica transcendental, que está relacionada ao conhecimento sobre a vida espiritual, conhecimento que permite enxergar além da vida material. É o coração que reflete o indivíduo ‘desperto’, a partir de um esforço de perscrutar e transformar a si mesmo. Descubro então o bem mais precioso da vida: o ‘despertar da consciência’. Não há nada que se possa comparar ao ser humano apto para apreciar ilimitadamente o mundo, colocando-se à disposição do Bem como instrumento da Lei Universal. Quando o indivíduo ‘desperta’, ele se torna responsável como permanente cocriador do Universo. Cria a partir do princípio de que, sempre quando pensa e sente, está favorecendo ou não o progresso pessoal e espiritual. Mas isso é algo que antes deve ser sentido do que compreendido intelectualmente. Todo o restante vem naturalmente quando a consciência se expande. Há algo que orienta: “Quando chegar o tempo em que puderdes dar o primeiro passo, o caminho se abrirá diante de vós. [...] Chame por seu Deus interno. Chame por seu Eu Superior e peça, acima de tudo, ‘consciência’”.

E se Deus não existe mesmo?... Se eu não posso comprovar Sua Existência, prefiro acreditar que Ele, agora, adquiriu moradia fixa no meu coração! É a Sua Presença que me faz mais calmo, mais silencioso, mais pacífico...  Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia expressa sentimentos de conquista, quando se experimenta a ‘bem-aventurança’. Deus, ou qualquer outra definição relacionada à Lógica Universal, tem tudo a ver com isto, sim.


             ·         Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli

Um comentário:

  1. Eu sempre inicio o meu dia com uma oração que eu mesmo fiz.. DEUS DO MEU CORAÇÃO, DEUS DA MINHA COMPREENSÃO, ILUMINA MINHA CONSCIÊNCIA PARA QUE EU POSSA MUDAR AQUILO QUE DEVE E PODE SER MUDADO E COMPREENSÃO PARA ENTENDER TUDO AQUILO QUE AINDA NÃO POSSO ENTENDER SEU PROPÓSITO.. Mostra=me todas as verdades possíveis para que eu nunca cometa injustiças.. E saio para caminhar na minha estrada material, na esperança que minha estadia por aqui torne mais fácil meu caminho às estrelas em busca da Luz Maior..

    ResponderExcluir

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.