quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falso julgamento ou “viés de confirmação”

´Foto: www.top30.com.br/news/michael-jackson
Há algum tempo adoto conscientemente uma prática: não fazer comentários desnecessários sobre os outros. Muitas vezes prefiro o silêncio, a dar vazão a suposições inconsequentes.

É fácil notar como pessoas têm facilidade para definir e criticar os semelhantes, atuando como “porta-vozes da razão”. Seria esta uma forma de preencher o vazio provocado por suas angústias e imperfeições?

Bruce M. Hood, psicólogo, captou muito bem essa idéia em um trecho de sua obra “Supersentido – porque acreditamos no inacreditável”, que acabo de ler nesta noite de 19 de agosto:
“Essa tendência de procurar por evidências que confirmem aquilo que imaginamos ser verdade é conhecida como o viés de confirmação. É o raciocínio tendencioso que exercitamos sempre que fazemos julgamentos que se encaixam com nossos conceitos prévios.

Nós raramente encaramos as coisas como elas são de verdade. Em vez disso, buscamos a confirmação de algo que acreditamos ser verdadeiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.