sexta-feira, 18 de outubro de 2019

‘O SER HUMANO COMO SACERDOTE DE SI MESMO’


Na modernidade, o indivíduo escolhe como deseja viver sua religiosidade, sem necessidade de se ligar a uma seita. É o indivíduo que constrói sua própria lógica.

Tom Simões, jornalista, www.tomsimoes.com, outubro 2019




ESTE texto tem como base a palestra do teólogo e escritor Ed René Kivitz, ‘A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus’, ministrada no Café Filosófico da TV Cultura de São Paulo.

A religião cobra caro de seu fiel. O fiel é um ser infantilizado, que se torna vulnerável à manipulação. Deus é puro amor, não pede nada em troca. Com Ele, não é possível fazer barganha. A troca inviabiliza minha convivência com a Divindade. A relação idolátrica desfigura-me como ser humano, com ela perco minha autonomia. A crença escraviza, ao mexer com nossa culpa, nosso pecado, nosso medo, nossa ignorância...

Em vez de estar à disposição do Divino, o crente imagina que a Divindade está à sua disposição. O crente recorre a Deus porque é um covarde, porque não assume a sua vida. Deus se fez homem para o que o homem se fizesse Deus. Cada um se torna o Deus que merece. Algo reza que ‘o coração fica mais leve quando Deus faz morada’. É o ‘Deus Interior’ que reside em cada um, que precisa ser alimentado para se manifestar. A religiosidade não tem relação com o lugar para onde se vai, ao morrer, mas com o que a pessoa faz da sua existência. Cada um de nós escolhe como deseja viver sua religiosidade.   


Deus é um acontecimento. Como cita 1 João 4:4: “porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”. Se você está em silêncio, aberto, amoroso para com o seu próprio ser, consciente, Ele vai acontecer, dita a sabedoria indiana. “A qualquer momento, quando você estiver na sintonia certa com a existência, isso vai acontecer.” Santo Agostinho traz essa ideia: “Tu estavas dentro de mim. Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova... E eu fora...”   

Abandonar todas as ideologias ajuda-nos a ficar devidamente atentos. Deus não é uma pessoa, nem uma imagem... Deus é uma experiência. Ele não precisa de conceitos para ser presenciado. E uma vez que estejamos em sintonia com Divindade, isso sim é felicidade, que leva à experiência da solitude e da plenitude. Eu me sinto pleno, total, inteiro e completo. 


Na modernidade, o indivíduo escolhe sua concepção religiosa, de forma própria. Ele escolhe em que crer. Esse é o ‘livre-pensador’. Ele tem o pensamento livre. O livre pensamento é o ponto de vistafilosófico ou não, que sustenta que os fenômenos e todas as coisas devem ser formados a partir da ciência e da lógica, e não devem ser influenciados por nenhuma tradiçãoautoridade ou dogma. O ser humano passa a ser um sacerdote de si mesmo. Há luz suficiente no Universo para eu seguir meu caminho sozinho, na busca de valores e sabedoria.

Na modernidade, o religioso compete com o psicólogo, com o filósofo... O indivíduo constrói sua própria lógica. ‘Eu sou o dono da minha construção para o futuro.’

Tudo isso me faz pensar na observação de Michel Foucault, 1926-1984, filósofo francês e historiador das ideias: “Espiritualidade não é religiosidade. É uma forma de transcender a própria experiência por meio de um trabalho ético sobre si mesmo. Ao trazer a espiritualidade para o campo da política, seria possível sonhar com outro mundo, sem as formas de governo que nos oprimem”.

A Humanidade clama por esse verdadeiro sentimento de alma. O Deus que existe em mim, adormecido, aguarda o Seu despertar!  


                                                                ***


           ·        Assista à palestra: https://www.youtube.com/watch?v=_I9bcVHNgqA
Excelente, em minha opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.